Stellium, Conjunção Múltipla

Stellium é o  nome que se dá em Astrologia para uma conjunção múltipla, que envolve três ou mais planetas em um mesmo signo.

Esta configuração acentua a importância da casa do mapa natal envolvida. As características do signo em questão ficam acentuadas, o que pode ocasionar um desequilíbrio no uso destas energias.

Certa vez analisei um mapa do filho de uma cliente que havia sido diagnosticado pelos médicos com Autismo, e a mão me procurou justamente para compreender este fato. Ele mencionou que só quem convivia muito com ele percebia o autismo. Ao analisar o mapa, me deparei com um stellium em Touro, envolvendo Marte, Júpiter e Saturno, todos em movimento direto, na casa 10, e um pouco mais a frente a Lua, ainda em Touro, mas não parte do Stellium, e já na casa 11.  O menino havia nascido durante o dia, e de pronto já nos deparamos com alguns desajustes, ou incômodos do stellium. Marte e Júpiter são planetas diurnos, mas estão posicionados em um signo noturno, e em um mapa diurno, já Saturno é noturno, em um signo noturno, mas em um mapa diurno, o que leva a pessoa a não usar facilmente as características deste posicionamento. Ao invés de acentuar a força e estrutura pessoal para busca de status e realização (casa 10), ela gerava muita introversão e apatia a tudo que necessita esforço para conquistar. Aliado a isto o temperamento do moço era fleumático, e esta composição acentua muito a procrastinação, e em certo modo a preguiça no contato com o mundo, com o meio, e a acomodação aos fatos.

Quando um stellium é acompanhado de bons aspectos, e posicionamentos do sect (diurno ou noturno) adequado às suas características, ele pode até funcionar positivamente, levando a pessoa a expressar de maneira construtiva as características do signo, á custa de muito esforço, porém quando há planetas em debilidade no stellium, ou planetas no sect oposto, a tendência é as características não se expressarem positivamente de maneira fácil.

Vejamos abaixo as principais características do stellium por signo, de uma maneira bastante generalizada, porque é necessário analisar outros pontos do mapa:

Áries: é um stellium, funciona melhor em um mapa diurno (quem nasceu durante o dia), porque Áries é um signo diurno, e os planetas Sol, Mercúrio, Marte e Júpiter funcionam a favor. Um stellium assim acentua a agilidade, tanto mental, quando física, proporciona capacidade de assumir riscos, e tona a vida movimentação.

Com a Lua, Vênus ou Saturno envolvido em um mapa diurno, pode gerar irritação, não conformismo  na maneira como conduz os assuntos da casa, mas pouca mobilidade, pouca agilidade.

Touro: Funciona melhor em um mapa noturno, os planetas Lua, Vênus e Saturno se adaptam melhor. É um stellium que puxa para o sensorial, fortemente. Acentua a busca pelo prazer, e pode gerar a capacidade de estruturação forte. Ao invés de arriscar, a pessoa mantém, mas de forma abundante.

Já com Sol, Mercúrio, Marte e Júpiter, acentua a busca de segurança, mas pode indicar dificuldades em se adaptar às circunstâncias. A tendência geral é empurrar, procrastinar, não se esforçar muito.

Gêmeos: funciona melhor em um mapa diurno, com os planetas Sol, Mercúrio, Marte e envolvidos. A agilidade mental fica presente e a capacidade de adaptação também. Este stellium tende a acentuar a versatilidade, a capacidade de exploração mental.

Com Lua, Vênus, Júpiter envolvidos, o emocional balança demais, oscila como uma gangorra, e a instabilidade se instala na casa envolvida. É fácil se perder nas opções, nos  caminhos .

Câncer: funciona melhor no mapa noturno. Sol, Mercúrio, Marte não funcionam bem e Câncer  é exaltação de Júpiter, mas em um mapa noturno pode não ser tão produtivo. Este stellium torna a ação e expressão bastante emocional, e com a probabilidade de autoproteção, autopreservação, prejudicando a exploração do novo, das circunstâncias diferentes na vida.

Com Lua, Vênus e Saturno, ainda que Saturno esteja em seu exílio, ele mantém o que conquista, torna estável e é bem mais voltado à sensação que as coisas causam do que ao resultado material.

Leão: signo diurno, e um stellium em Leão funciona melhor em um mapa diurno, especialmente com Sol, Marte e Júpiter envolvidos. É um stellium potente, cheio de desejo de conquista, impulsiona a realizar.

Já com Lua, Vênus e Saturno, torna tudo muito passional, intenso, podendo trazer sofrimento pelo desejo que é acentuado. é um stellium nervoso.

Virgem: funciona melhor em um mapa noturno, especialmente com Mercúrio, Vênus, Lua e Saturno. Acentua a capacidade análitica e a reação mais formal, menos apaixonada.

Com Sol, Marte e Júpiter, a ação é mais acentuada do que a mente, e leva com frequência à necessidade de contato com a terra, de servir como um meio de autovalidação, de fazer sentido para o meio.

Libra: em um mapa diurno funciona melhor, especialmente com Vênus , Júpiter e Saturno que podem levar a um senso de justiça bastante imparcial. O desejo está voltado para a leveza, e cordialidade, ao equilíbrio de Libra. O bom gosto pode estar presente, e um estilo um pouco mais sofisticado também.

Já com Sol e Marte envolvidos, este stellium tende a dificultar a decisão, as escolhas de maneira geral. O ego e a atitude estão presos a um signo que naturalmente opta pelo caminho do meio, mas aqui este caminho do meio pode ser uma alternativa à fuga, ao medo do erro,e o autojulgamento pode estar presente.

Escorpião: funciona bem em um mapa noturno, com Mercúrio, Marte e Júpiter, que tornam a capacidade de observação dos fatos bastante profunda. Este stellium podem levar à busca de respostas por meios ocultos. Aqui sim o senso de investigação é potente. A ação é estratégica,  e focada.

Já com Lua, Vênus, e Saturno, o potencial emocional de Escorpião se ressalta, e a probabilidade de cair em uma observação da vida onde tudo é provocativo é muito forte. O impacto emocional é intenso. A tendência a resistência também.

Sagitário: um stellium em Sagitário funciona melhor em um mapa diurno, e com Sol, Marte e Júpiter envolvidos. Este stellium favorece a capacidade de assumir riscos, amplia  a agilidade, gera movimento na vida e habilidade de manter o foco.

Com a Lua, Vênus e Saturno no stellium, pode criar inquietação, desejo pelo novo de maneira desequilibrada em alguns casos.

Capricórnio: Em um mapa noturno funciona melhor, e com Sol, Mercúrio, Marte e Saturno, que acentuam ao potencial de planejamento, abordagem concentrada, manutenção dos propósitos, e força total para realização.

Com a Lua, Vênus, e Júpiter enrijece a expressão, torna muito distante e um pouco fria, no entanto não quer dizer que há, mas que a expressão e o vínculo não são fáceis de serem criados.

Aquário: em um mapa diurno  funciona melhor. Com Mercúrio, Júpiter especialmente porque abre portas para inovação, e um abordagem da vida mais solta e arriscada.

Com Lua, Vênus e pode criar um comportamento distante, e os desejos se voltam para a compreensão das coisas

Saturno e o Sol  concentram a necessidade pela autovalidação pelo processo mental.

Peixes: no mapa noturno funciona melhor, com Júpiter, Vênus funciona melhor para exploração da criatividade e a sensibilidade funciona muito bem para os ramos artísticos ou espiritualistas.

Com Sol, Marte, Mercúrio e Saturno, pode levar o comportamento ao senso de autosacrifício, a ação fica muito motivada pela sensibilidade, e a falta de foco é uma possibilidade.

Conclusão

De qualquer maneira o stellium simboliza um acúmulo de interesses e necessidades em um determinado setor da vida, o que é muito mais fácil ser vivido de maneira tensa do que harmoniosa.

Related Posts

Leave Your Comment